Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Judiciário

André Mendonça é eleito presidente da Segunda Turma do STF

Ministro conduzirá trabalhos do colegiado por um ano, a partir de agosto.

Rosinei Coutinho | SCO | STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta última terça-feira (28) como presidente da Segunda Turma da Corte. A partir de agosto, com o retorno dos trabalhos do STF após o recesso de julho, ele assumirá o comando do colegiado por um ano.

A eleição foi realizada de forma simbólica, uma vez Mendonça já seria o próximo a ocupar a presidência, já que é o integrante mais novo que ainda não exerceu a presidência da turma.

A principal atribuição do presidente é decidir os assuntos que serão julgados. A Segunda Turma é responsável pela análise de habeas corpus e inquéritos, entre outros processos, como as investigações oriundas da Operação Lava Jato.

Após ser eleito, o ministro indicado por Jair Bolsonaro (PL) agradeceu o apoio dos colegas e disse que estará aberto para a construção das pautas e dos temas que serão abordados.

“A vida é feita de desafios e tenho certeza [de] que, com o apoio de Vossa Excelências, com a contribuição e a paciência, eu espero, de alguma forma, agregar na condução dos trabalhos”, declarou.

Além de Mendonça, também fazem parte do colegiado os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Kassio Nunes Marques e Ricardo Lewandowski.

O STF é composto ainda pela Primeira Turma, na qual atuam os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

A Corte também se reúne no plenário, quando os ministros das duas turmas e o presidente, Luiz Fux, participam do julgamento de ações constitucionais.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Judiciário

PGR pediu o arquivamento da ação, mas ministro decidiu manter as investigações.

Judiciário

Na abertura do semestre no STF, ministro disse que as urnas eletrônicas são confiáveis.

----- CLEVER ADS -----