Ataque de Lula à independência do BC é desserviço para o país, diz autor do projeto

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor do projeto de lei que deu autonomia ao Banco Central (BC), saiu em defesa da autoridade monetária e disse que as críticas do governo federal à independência do órgão são um “desserviço para o país”.

Na visão do parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) age de forma inconsequente ao atacar publicamente o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e ao tentar interferir na taxa básica de juros, a Selic.

“O Lula faz com que as coisas fujam do controle, o mercado reage. É um desserviço para o país. Quando ele fala, os investidores do mercado se agitam. Eles começam a ficar preocupados, porque aquela segurança jurídica, que é o que a autonomia deu, começa a ser questionada”, disse ele em entrevista à CNN Brasil.

Valério lembrou que uma das principais mudanças trazidas pela autonomia do BC é exatamente o que está sendo posto à prova agora, que foi a regra que tornou mais difícil a exoneração dos diretores do órgão pelo presidente da República.

Nas últimas semanas, Lula tem feito seguidas críticas ao Banco Central e ao seu atual presidente. O petista já chamou de “bobagem” a independência, de “vergonha” o nível dos juros e já conclamou o Senado Federal a estar “vigilante” com Campos Neto.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também