Procuradoria pede que Câmara investigue fala de Nikolas Ferreira

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que abra uma investigação por suposta transfobia na declaração do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) nesta última quarta-feira (8).

PI 319506 Governo GO

“É repugnante um congressista usar as vestes da imunidade parlamentar para, premeditadamente, cometer crime passível de imputação a qualquer cidadão ou cidadã”, diz a manifestação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

Em seu discurso no Dia das Mulheres, Nikolas foi ao plenário da Casa, vestiu uma peruca e afirmou que “se sentia mulher”, portanto, teria “lugar de fala”. Ele disse que mulheres biológicas estão “perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

PI 319506 Governo GO

Posteriormente, em nota, o mineiro ressaltou que sua fala teve o intuito de “alertar sobre a perda de espaço das mulheres nos esportes para pessoas trans” e que não há qualquer tipo de crime ou ato ilícito em suas palavras, e sim “o direito constitucional do parlamentar em expressar sua opinião”.

Leia também

Acerca dos pedidos de cassação e investigação protocolados contra ele na própria Câmara e no Supremo Tribunal Federal (STF), Nikolas Ferreira disse que seus representantes ainda não foram notificados, mas que aguarda a chegada dos procedimentos com “tranquilidade”, negando novamente cometimento de crimes.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist