Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

AstraZeneca afirma que não tem representantes no Brasil

Base do governo diz que declaração reforça versão do governo federal.

Após uma série de acusações de Luiz Paulo Dominguetti Pereira, representante da Davati Medical Supply no Brasil, que alegou que o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, teria cobrado propina em uma negociação de doses da vacina da AstraZeneca com o governo brasileiro, o laboratório britânico negou que tenha intermediários no Brasil.

Em nota, a farmacêutica afirmou que todas as doses de vacina do laboratório estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais, como o consórcio internacional Covax Facility.

“Sobre os questionamentos, gostaria de comentar que não houve representante da AstraZeneca e as vacinas são disponibilizadas por meio de acordos com o Ministério da Saúde e com a Fiocruz”, afirmou a AstraZeneca.

Ainda de acordo com a farmacêutica, a empresa não disponibiliza vacinas para o mercado privado nem para prefeituras e governos estaduais.

Sediada nos Estados Unidos, a Davati informou ter sido procurada por um de seus representantes no Brasil para que ajudasse a encontrar vacinas contra a Covid-19 para o país.

Por meio de um comunicado, a empresa em questão disse que buscou uma proposta ao governo federal a fim de assegurar vacinas, mas que não obteve nenhum retorno formal.

Recentemente, diversos veículos de comunicação publicaram reportagens apontando eventual fraude praticada ao longo de aquisição das substâncias contra a Covid-19. Dominguetti disse, inclusive, ter recebido de Ferreira Dias o pedido de propina de 1 dólar (R$ 4,96) por cada dose da vacina AstraZeneca adquirida pelo governo.

Diante das denúncias, Roberto Ferreira Dias foi demitido do cargo. A decisão foi tomada pelo governo ainda na terça-feira (29), após a acusação da suposta cobrança de propina vir a público.

A oficialização da saída foi publicada na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial da União (DOU).

Comentários

FALE COMIGO: raul@conexaopolitica.com.br — diretor de redação do Conexão Política e natural de Recife (PE).

Mundo

Nesta terça-feira (30), a Rússia reiterou a parceria estratégica com o Brasil e comemorou a entrada do país, em janeiro de 2022, no Conselho...

Política

Mandatário russo disse que quer estreitar a cooperação bilateral em diversas áreas.

Governo

Assunto será tema do programa ‘Brasil em Pauta’ deste domingo.

Economia

Ritmo de recuperação é menos intenso que o previsto inicialmente.