Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Em retaliação a possíveis sanções contra seu país, Turquia sugere impedir os EUA de usar principais bases aéreas

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, sugeriu nesta quarta-feira (11) que os Estados Unidos poderiam ser impedidos de usar duas bases aéreas estratégicas em retaliação a possíveis sanções dos EUA contra seu país, informou a Agência Anadolu.

Os comentários de Mevlut Cavusoglu vieram em meio a relatos de que os parlamentares dos EUA concordaram com um projeto de lei de defesa que também inclui apelos para sancionar a Turquia por sua decisão de prosseguir com a compra e implantação de sistemas de defesa antimísseis S-400 fabricados na Rússia.

“No caso de uma decisão de sancionar a Turquia, as bases aéreas de Incirlik e Kurecik podem ser incluídas na agenda. Os membros do congresso devem entender que não é possível chegar a lugar nenhum com sanções”, afirmou Cavusoglu.

A base aérea de Incirlik, no sul da Turquia, tem sido a principal base das operações dos EUA no Oriente Médio e, mais recentemente, na luta contra o grupo Estado Islâmico na Síria e no Iraque, enquanto Kurecik, no leste da Turquia, é uma base essencial da OTAN.

A decisão da Turquia de prosseguir com a compra do sistema russo aumentou as tensões crescentes entre os dois aliados da OTAN. Washington diz que o sistema russo representa uma ameaça à OTAN e removeu a Turquia do programa de caças furtivos F-35, liderado pelos EUA.

As tensões aumentaram ainda mais depois que a Turquia lançou uma incursão no nordeste da Síria para afastar as forças curdas sírias que haviam se unido aos EUA na luta contra o grupo do Estado Islâmico. A Turquia considera os combatentes curdos como “terroristas” por causa de seus vínculos com rebeldes curdos que lutam dentro da Turquia.

Comentários

Correspondente internacional na Europa.

Mundo

Autoridades israelenses alertaram que atacarão o Irã se Biden afrouxar as sanções dos EUA contra o Irã e se juntar novamente ao Plano de...

Mundo

O Governo Trump, na segunda-feira (11), classificou a socialista Cuba como “Estado patrocinador do terrorismo”, em uma medida que atinge o país com novas...

Últimas

O Governo Trump impôs nesta segunda-feira (14) novas sanções severas contra a Turquia, membro da OTAN, por sua compra de sistemas de defesa antimísseis...

Mundo

Grã-Bretanha, França e Alemanha dizem que o aparente plano do Irã de instalar centrífugas avançadas adicionais em sua principal instalação de enriquecimento nuclear é...

----- CLEVER ADS -----