Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

EUA suspendem pena de morte na Justiça Federal

Medida vale apenas para condenações federais; 21 estados norte-americanos adotam a pena capital.

Cameron Smith | Official White House

O Departamento de Justiça norte-americano anunciou, nesta última quinta-feira (1º), que o país suspenderá temporariamente as execuções ordenadas pela Justiça Federal.

De acordo com o secretário de Justiça, Merrick Garland, a medida será revisada para evitar “arbitrariedades” nas condenações de pessoas negras. A decisão é considerada uma resposta a ativistas que criticaram o funcionamento da reprimenda naquele país.

Em nota oficial, Garland afirma que o Departamento de Justiça “deve garantir que todos no sistema de justiça criminal federal tenham não somente os direitos garantidos pela Constituição e as leis dos Estados Unidos, mas também sejam tratados de forma justa e humana”.

A nova determinação tem abrangência somente para condenações em tribunais federais. Atualmente, 21 estados adotam a pena de morte. As condenações no âmbito estadual não serão impactadas pela alteração.

Vale lembrar que o presidente Joe Biden é o primeiro mandatário a se opor à pena de morte, segundo informações do Poder360. Na campanha eleitoral do ano passado, o político se comprometeu a colocar fim à pena capital na esfera federal e a incentivar os estados a seguirem os mesmos passos.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Mundo

Decisão foi tomada pelo republicano em seu primeiro dia de mandato.

Mundo

Conversações sobre a Ucrânia começam hoje em Genebra

Mundo

Americanos foram vítimas de sanções pela morte do general Soleimani.

Últimas

Desconto maior de 92% da dívida valerá para 548 mil contratos