Internacional

Mais de 200 mil franceses vão às ruas contra certificado de vacinação

Governo Macron impôs apresentação de documento que comprove imunização.

Centenas de milhares de franceses voltaram às ruas neste último sábado (14) para protestar contra as medidas do governo de Emmanuel Macron, que impõe a obrigatoriedade do passaporte de vacinação no país. A informação é do El País.

A exigência do certificado está em vigor há quase uma semana. Informações oficiais do Ministério do Interior apontam que cerca de 215 mil manifestantes bradaram contra a restrição às liberdades individuais, que eles consideram uma “ditadura sanitária”.

Na última segunda (9), as autoridades francesas passaram a exigir autorizações para que as pessoas possam realizar determinadas atividades fora de casa.

Para entrar em bares e restaurantes, viajar, visitar familiares ou acompanhar alguém ao hospital será preciso apresentar uma prova de imunização completa, teste negativo recente ou certificado de recuperação da doença.

A regra está em vigor desde o final de julho para adentrar em museus, cinemas e teatros. A partir de amanhã (16), o certificado também será necessário para ir ao shopping, no caso de estabelecimentos com mais de 20 mil metros quadrados em regiões onde a taxa de incidência da peste chinesa é de mais de 200 casos a cada 100 mil habitantes.

Confira algumas imagens das manifestações divulgadas nas redes sociais: