Conecte-se conosco

Mundo

Rússia inicia manobras no Mar Negro antes da chegada de navios de guerra dos EUA

Russos são acusados de articularem instalação de armas nucleares na Crimeia.

Published

em

Reprodução | Pixabay

A Marinha da Rússia iniciou uma megaoperação militar no Mar Negro nesta quarta-feira (14).

De acordo com agências de notícias russas, a movimentação ocorre antes da chegada esperada de navios de guerra dos Estados Unidos na região.

Os exercícios, ainda segundo a imprensa internacional, ensaiarão disparos contra alvos de superfície e aéreos, incluindo manobras de navios de frota russa no Mar Negro, que seguem direcionadas na península da Crimeia.

Helicópteros e aviões também estão inclusos no ato.

Conforme já antecipou o Conexão Política, navios de guerra dos EUA devem chegar ao Mar Negro nesta semana. O envio da frota ocorre em meio à tensão na fronteira com a Ucrânia.

O governo russo é acusado de incrementar diversas forças na fronteira com o Leste da Ucrânia e na Crimeia, anexada por Moscou desde 2014 após um referendo local que não foi reconhecido no âmbito internacional.

Em contrapartida, o complexo fortificado no centro da capital russa acusa a Otan de tentar intimidar o país.

O secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev os EUA, União Europeia e Ucrânia de agirem para “desacreditar a política interna e externa da Federação Russa, prejudicando sua autoridade e imagem interna e externa, difundindo ideologia extremista e nacionalista”.

De acordo com ele, os militares ucranianos agem em “ações de sabotagem” na Crimeia, e que tais atividades “contribuem para o surgimento de ameaças à segurança nacional”.

Conexão Política é um veículo digital inteiramente comprometido com a cobertura e a análise das principais pautas sobre política nacional e internacional | contato@conexaopolitica.com.br