Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Suécia: Estupros na capital Estocolmo aumentaram 20% na primeira metade de 2019

Segundo um relatório do jornal sueco Mitt i, uma média de 5 estupros acontece todos os dias em Estocolmo. Dos estupros que ocorrem, apenas 5% deles resultam na condenação do estuprador.

Somente na primeira metade de 2019, a capital sueca registrou um total de 1.060 estupros, marcando um aumento de 20%, em relação aos 890 estupros registrados na cidade, durante o mesmo período do ano passado.

Estupro por negligência
Além dos 1.060 estupros, 24 chamados de “estupros negligentes” também foram relatados no primeiro semestre deste ano.

As ofensas “estupro por negligência” e “abuso sexual por negligência” foram adicionadas ao código criminal da Suécia para os “atos em que os tribunais consideraram que o consentimento não havia sido estabelecido, mas nos quais o autor não pretendia cometer estupro ou agressão”, relata o The Local.

A situação de estupro na Suécia piorou tanto, que o hospital de Södersjukhuset – um dos maiores hospitais da capital – foi forçado a criar um departamento de emergência especial para mulheres estupradas. Quase 800 vítimas são tratadas lá a cada ano.

“Olho para todos esses estupros extremamente preocupada. O aumento é alarmante ”, disse a conservadora Irene Svenonius, presidente da Câmara Municipal de Estocolmo, ao Mitt i.

“Sabemos que o número de vítimas de estupro é significativamente maior”, acrescentou Svenonius, ao pedir “maiores esforços e funcionais” para eliminar o problema.

Muitos estupros não são denunciados e impunes. Dados do hospital Södersjukhuset, em Estocolmo, sugerem que em cada 10 vítimas de estupro, apenas 6 denunciam o abuso sexual às autoridades.

Em alguns casos, especialmente se a mulher conseguir escapar do ataque sexual, ele acaba não sendo classificado como estupro. Em casos como esses, o crime geralmente é classificado como “ameaça ilegal” ou “coerção ilegal”, relatou o Dagens Nyheter.

Segundo a emissora nacional SVT, em cada 100 estupros relatados, apenas 5 resultam em sentença criminal.

 

Com informações, The Voice of Europe.

Comentários

Correspondente internacional na Europa.

Mundo

Um documento vazado no mais alto nível militar na Turquia revela a existência de um plano secreto para invadir a vizinha Grécia. A descoberta...

Últimas

Uma adolescente sueca foi decapitada por seu ex-namorado iraquiano após terminar o namoro. As alegações vêm depois que uma busca maciça, realizada no sudoeste...

Mundo

No último sábado (2), My Isaksson Nilsson, de 15 anos, estava voltando para casa depois de visitar sua irmã em Härnosand, na Suécia, quando...

Mundo

A União Europeia está oferecendo um prêmio especial para mitigar a crise de “refugiados” nas ilhas gregas. Quem interromper sua tentativa de ir para...