Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Reino Unido expulsa 23 diplomatas russos e suspende relações bilaterais com Moscou

Imagem: Matt Dunham

Theresa May afirmou que a Rússia é ‘culpada’ pela tentativa de assassinato do ex-espião russo Serguei Skripal, e anunciou que nenhum membro do governo britânico ou da família real comparecerá à Copa do Mundo da Rússia.

O governo britânico anunciou nesta quarta-feira, 14, a expulsão de 23 diplomatas russos e a suspensão dos contatos bilaterais com Moscou em resposta ao ataque com um agente neurotóxico contra o ex-espião russo Serguei Skripal. A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou ainda que a Rússia é “culpada” pela tentativa de assassinato do ex-agente duplo.

“Sob a Convenção de Viena, o Reino Unido expulsará 23 diplomatas russos identificados como oficiais de inteligência”, disse a premiê em um discurso no Parlamento britânico. “Eles têm uma semana para sair.”

May ressaltou que a maior expulsão de diplomatas de Londres em 30 anos prejudicará as capacidades da inteligência da Rússia no Reino Unido pelos próximos anos. “Congelaremos os ativos do Estado russo sempre que tivermos evidências de que eles possam ser usados para ameaçar a vida ou a propriedade de cidadãos britânicos”, disse ela.

Na segunda-feira, May deu um ultimato, até a noite de terça-feira, para que Moscou fornecesse explicações à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), após declarar que é “muito provável que a Rússia tenha sido responsável” pelo envenenamento de Serguei Skripal e de sua filha, Yulia, no dia 4 de março com um agente neurotóxico, na cidade inglesa de Salisbury.

A Rússia havia afirmado que não aceitaria as acusações “sem provas” e os ultimatos de Londres sobre o caso. “Moscou não admite as acusações sem provas e não verificadas, e a linguagem dos ultimatos”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. “A Rússia não tem qualquer relação com o que aconteceu no Reino Unido”, insistiu.

Comentários

Conexão Política é um veículo digital inteiramente comprometido com a cobertura e a análise das principais pautas sobre política nacional e internacional | contato@conexaopolitica.com.br

Mundo

Movimento ocorre após Pequim aplicar sanções a parlamentares britânicos.

Mundo

Indústria de armas russa competiria com a dos Estados Unidos, que até agora tem sido o fornecedor indiscutível de equipamento militar para o reino...

Mundo

Extremistas islâmicos do Talibã tomaram Cabul no fim de semana passado.

Mundo

Um avião com 28 pessoas caiu nesta terça-feira (6) no extremo leste da Rússia, informaram agentes de resgate. O Antonov An-26, de duas turboélices,...