PESQUISA NAS RUAS

Atlas/Intel: maioria da população é contra a prisão de Bolsonaro

Levantamento aponta que número de contrários à detenção do ex-presidente ultrapassa 52%.

Foto: ABr
Foto: ABr

Uma nova rodada da pesquisa Atlas/Bloomberg indica que a maioria dos brasileiros é contrária à prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao todo, 52,1% afirmam ser contra a detenção do direitista. Já 47% disseram ser favoráveis e 0,9% não souberam responder.

A medida foi determinada em 4 de agosto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no âmbito da investigação sobre a suposta atuação de Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em ações contra a soberania nacional. O magistrado entendeu que o ex-presidente descumpriu medidas cautelares ao autorizar a publicação de conteúdos em redes sociais de apoiadores políticos.

Desde então, Bolsonaro cumpre a decisão em sua residência em Brasília, onde recebe visitas autorizadas pelo STF. Recentemente, também obteve permissão para sair a fim de realizar exames médicos.

Além desse processo, o ex-presidente é réu em ação criminal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

A pesquisa ouviu 2.447 pessoas entre os dias 3 e 6 de agosto, por meio do método de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com aplicação de questionários on-line. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.