A Polícia Nacional do Paraguai informou que quatro atletas cubanos que participariam dos Jogos Pan-Americanos Juniores, em Assunção, estão com paradeiro desconhecido desde a última quarta-feira (13).
Em entrevista à rádio ABC Cardinal, o ministro do Interior, Enrique Riera, afirmou que a denúncia foi apresentada pelo responsável da delegação cubana. Segundo ele, os jovens se afastaram do grupo durante um passeio turístico e não retornaram aos hotéis em que estavam hospedados.
A principal suspeita das autoridades é de que os atletas estejam desertando e pretendam permanecer no Paraguai. Riera, no entanto, alegou que essa condição só será confirmada caso eles manifestem isso abertamente à Comissão Nacional de Apátridas e Refugiados.
Os atletas desaparecidos são: Félix Puente Batista, Robert Landy Fernández e Keiler Ávila Núñez, todos do remo, e Suannet da Caridad Nápoles, jogadora de handebol.
A Polícia Nacional ativou protocolos de busca e localização, mas até o momento não há informações oficiais sobre eventual solicitação de refúgio político por parte dos esportistas.