O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ao portal Poder360 que não teme uma eventual prisão, argumentando que “não fez nada para perder a liberdade”. Durante a declaração, o ex-chefe do Executivo ironizou as investigações das quais é alvo e afirmou: “Só faltou uma acusação de ter engravidado a baleia”.
A fala faz referência ao inquérito aberto após um episódio ocorrido no litoral de São Paulo, em que Bolsonaro foi investigado por supostamente “importunar” uma baleia jubarte durante um passeio de jet ski. O caso foi arquivado em março de 2025 pelo Ministério Público Federal.
Segundo o MPF, não houve comprovação de que o ex-presidente ou os demais envolvidos tenham atuado com a intenção de molestar o animal, como exige o tipo penal previsto na legislação ambiental. “A investigação não reuniu elementos que pudessem comprovar de maneira inequívoca a intenção dos investigados de molestar o animal, fator essencial para eventualmente enquadrá-los no crime ambiental”, declarou o órgão.
Bolsonaro vem sendo alvo de diferentes apurações judiciais desde que deixou o cargo, incluindo investigações por abuso de poder político, desinformação e suposta tentativa de golpe. O ex-presidente nega qualquer prática ilegal e enquadra todas as acusações como perseguição política.