EXCLUSIVO

Bolsonaro não fechou apoio a Tarcísio para a presidência em 2026, e governador deve disputar a reeleição

Conexão Política apurou que ex-mandatário segue apoiando Tarcísio, mas para reeleição em São Paulo; não há aval ou acerto para disputa ao Planalto.

(Brasília - DF, 31/03/2020) Pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro em Rede Nacional de Rádio e Televisão.
Foto: Isac Nóbrega/PR
(Brasília - DF, 31/03/2020) Pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro em Rede Nacional de Rádio e Televisão. Foto: Isac Nóbrega/PR

Interlocutores do ex-presidente Jair Bolsonaro ouvidos pelo Conexão Política negaram qualquer tipo de aval para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dispute a Presidência da República em 2026 com apoio do ex-chefe do Executivo.

A informação foi publicada nesta quarta-feira (24) pelo portal Metrópoles, segundo o qual o ‘acordo’ para a candidatura nacional de Tarcísio teria sido selado por Bolsonaro junto aos partidos Progressistas (PP) e União Brasil. O texto também fala em divergências sobre o melhor momento para o anúncio da pré-candidatura, mencionando dezembro ou janeiro como possibilidades.

Contudo, fontes próximas ao ex-presidente foram enfáticas ao Conexão Política: “não houve nenhuma sinalização nesse sentido”. As falas ouvidas pela reportagem sustentam que, neste momento, o apoio de Bolsonaro a Tarcísio está mantido, mas restrito à reeleição em São Paulo.

A negativa também vai ao encontro do que o próprio governador tem declarado publicamente em diversas ocasiões recentes. Tarcísio tem reafirmado que está focado na administração do estado e que pretende concorrer à reeleição em 2026, descartando qualquer movimentação para uma disputa ao Palácio do Planalto.

Segundo apuração do Conexão Política, o ex-presidente Jair Bolsonaro mantém a confiança em Tarcísio, mas tem externado aos aliados que o foco do governador deve permanecer em São Paulo, sobretudo diante dos desafios de gestão e da estratégia eleitoral no maior colégio eleitoral do país.

A visita que Tarcísio fará a Bolsonaro no próximo dia 29, mencionada pela reportagem do Metrópoles, está prevista dentro da normalidade das conversas entre ambos, mas não tem como pauta uma candidatura presidencial, segundo fontes próximas aos dois.

Até segunda ordem, o projeto de Tarcísio continua sendo São Paulo, com apoio declarado de Bolsonaro — apenas para o reduto paulista.