ESQUERDA NAS RUAS

Caetano, Chico, Gilberto e Djavan se unem para ato de rua contra anistia

Manifestação está agendada para domingo (21), em Copacabana, e reúne nomes da música popular em mobilização contra texto em tramitação no Congresso

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan confirmaram presença em um ato público contra o projeto de anistia e a chamada PEC da Blindagem, marcado para este domingo (21) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O evento está previsto para começar às 14h, na altura do Posto 5, e reunirá nomes da música popular brasileira em um momento raro de mobilização artística conjunta.

A manifestação integra a agenda nacional da Frente Povo Sem Medo, que convocou atos simultâneos em 19 Estados. O movimento é contrário à aprovação do PL da Anistia, que pretende perdoar crimes cometidos durante os atos de 8 de janeiro de 2023, e à PEC da Blindagem, proposta que impõe novos obstáculos para investigações e punições de parlamentares. Um dos lemas das manifestações será “Congresso inimigo do povo”.

A chamada PEC da Blindagem prevê mudanças que, na prática, tiram os parlamentares da mira direta do Supremo Tribunal Federal, dificultando ações penais e cautelares contra deputados e senadores. Hoje, muitos congressistas se dizem reféns do STF, sobretudo diante de decisões monocráticas e investigações em curso. A proposta busca blindá-los dessas iniciativas, o que, para críticos, representa um retrocesso no combate à impunidade no alto escalão do poder.

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (16) a tramitação da PEC da Blindagem, que agora segue para o Senado. Já na quarta-feira (17), foi aprovada a urgência do projeto de anistia, o que permite sua votação direta em plenário, sem necessidade de análise prévia pelas comissões.

Parlamentares do PSOL, como Guilherme Boulos (SP), Erika Hilton (SP) e Tarcísio Motta (RJ), lideram a convocação dos atos desde a aprovação da urgência. Nomes do meio artístico como Anitta e Sandra de Sá também manifestaram apoio ao protesto.

Em vídeo publicado, Caetano Veloso afirmou que a proposta de anistia “não pode ficar sem resposta” e convocou a população a ocupar as ruas, indo “para a frente do Congresso”. Outros artistas, como Daniela Mercury, Fernanda Abreu, Matheus Nachtergaele e Tony Bellotto, também se posicionaram contra a PEC da Blindagem.