Com vetos, Tarcísio derruba exigência do passaporte vacinal da Covid-19 em SP

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), sancionou com vetos um projeto de lei que desobriga a apresentação de comprovante vacinal no estado.

O projeto, aprovado no final do ano por deputados alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi vetado em sua maior parte.

A medida põe fim à determinação criada por João Doria (PSDB), seu antecessor.

Tarcísio, no entanto, acolheu a desobrigação do chamado “passaporte vacinal” em eventos como shows, vestibulares, bares e restaurantes, sejam públicos ou privados.

Apesar disso, vetou a desobrigação de vacinação a servidores públicos, além do trecho que falava em garantir “exclusivamente às famílias decidir se vacinarão seus filhos menores de idade contra Covid”.

À Assembleia Legislativa, ele atribuiu o veto a um pedido da Secretaria de Saúde, comandada por Eleuses Paiva.

— Ao opinar pela sanção parcial do projeto, a Secretaria da Saúde manifestou que vacinas possuem relevância decisiva na efetiva prevenção da Covid. Com o avanço da vacinação registrado nos últimos dois anos, houve queda progressiva de morbidade e mortalidade da Covid-19 — justificou o governador.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também