Datafolha: 30% dos eleitores se dizem petistas e 22%, bolsonaristas

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha nesta quarta-feira (5) apontou as opiniões e as preferências da população brasileira sobre os mais diversos espectros políticos.

De acordo com o levantamento, 30% dos eleitores se classificam como petistas, enquanto outros 22% se declaram bolsonaristas.

A sondagem foi realizada entre os dias 29 e 30 de março, com 2.028 entrevistados, em 126 cidades do país, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

A última pesquisa desse tipo havia sido feita pelo instituto em dezembro do ano passado. Na ocasião, os índices foram parecidos: 32% de petistas e 25% de bolsonaristas.

No questionário, havia alternativas de respostas no seguinte espectro ideológico: 1 – bolsonarista, 2 – mais próximo do bolsonarismo, 3 – neutro, 4 – mais próximo do petismo, 5 – petista.

Os “próximos do bolsonarismo” são 9% dos eleitores, contra 7% na sondagem do final de 2022. Os que afirmam serem neutros são 22%, ante 20% na última pesquisa. Já os “próximos do petismo” foram de 9% para 10% atualmente.

Leia também