Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governo dos Estados Unidos, sob a presidência de Donald Trump (Partido Republicano), passou a utilizar um novo slogan em suas comunicações oficiais. Após o uso consolidado da sigla “MAGA” (Make America Great Again), a administração adotou o acrônimo “FAFO”, abreviação em inglês de “fuck around and find out”. A expressão é popular e, em tradução livre, é o mesmo que “faz merda para ver o que acontece”.

A nova diretriz de comunicação foi evidenciada em publicação do perfil oficial da Casa Branca na plataforma no X/Twitter, no dia 3 de janeiro, horas após a operação militar que resultou na captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro (PSUV). A postagem apresenta uma imagem em preto e branco de Trump com a frase: “No games. FAFO.”

O uso do termo tem sido aplicado como uma mensagem direta ao eixo internacional. O secretário de Estado, Marco Rubio, comentou a ofensiva em entrevista a jornalistas no mesmo dia. “A mensagem aqui é para o mundo. O presidente [Trump] não sai por aí arranjando briga, ele geralmente se dá bem com todos, a gente conversa e se encontra com qualquer um, mas não brinque com esse presidente, ou não vai acabar bem”, declarou.

Fatores de influência

De acordo com reportagem do New York Times, um dos fatores que teria influenciado a decisão pela operação militar foi a postura pública adotada por Maduro. O jornal aponta que as aparições do líder venezuelano, marcadas por danças e performances musicais com apelos à paz, foram interpretadas como sinal de desprezo à pressão norte-americana.

Entre as apresentações, Maduro chegou a citar músicas como Imagine, de John Lennon, e Don’t Worry, Be Happy, de Bobby McFerrin, para minimizar o tom das ameaças externas. A estratégia não surtiu efeito frente à ofensiva militar realizada no sábado (3), que resultou em sua detenção e transferência para os Estados Unidos.

Em outubro de 2025, o presidente Trump já havia utilizado a linguagem que embasa o novo slogan em uma declaração direta. Questionado por um jornalista sobre se Maduro havia oferecido os recursos naturais da Venezuela, Trump respondeu: “Ele ofereceu tudo, você está certo. Sabe por quê? Porque ele não quer fazer merda com os Estados Unidos.”