O jornal O Estado de S.Paulo demitiu, na quarta-feira (6), o fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, autor da imagem que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fazendo um gesto obsceno — o dedo do meio — para torcedores, durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, em 30 de julho, na Neo Química Arena.
O registro foi feito no momento em que Moraes reagia a xingamentos vindos das arquibancadas. A partida marcou a primeira aparição pública do ministro após ele ser incluído na lista de sanções do governo dos Estados Unidos, com base na Lei Global Magnitsky.
A imagem viralizou nas redes sociais e gerou críticas ao magistrado por sua conduta sem decoro no estádio.
Em nota oficial, o jornal afirmou que a demissão já estava prevista como parte de uma “redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos”.
O texto diz ainda que “não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes”. O Estadão declarou que considerou a imagem de “relevante valor jornalístico”, tendo inclusive publicado o registro como “principal destaque na home do jornal ainda na noite do jogo”.
O fotógrafo, por sua vez, contesta a versão apresentada pelo veículo de comunicação.