Ex-governador de MG, Fernando Pimentel vira presidente de estatal

Ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) foi nomeado nesta terça-feira (4) para o cargo de presidente da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), estatal que controla os ativos da Caixa Econômica Federal (CEF).

O nome dele já havia sido aprovado na semana passada pelo conselho de administração da companhia. Sua remuneração mensal será de R$ 42,8 mil, conforme informações do Portal da Transparência.

A indicação de Pimentel ao posto de chefe de estatal federal só foi possível graças à derrubada de trechos da Lei das Estatais, após uma decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 16 de março.

Nas eleições do ano passado, ele foi candidato a deputado federal por Minas Gerais, mas não se elegeu, conquistando apenas 37 mil votos. Em tese, não poderia assumir esse cargo, por ter participado de campanha política, mas a decisão do STF acabou por dar uma “ajudinha” ao petista.

Pimentel foi ministro do Desenvolvimento na gestão de Dilma Rousseff (PT), de quem é amigo desde a época do regime militar. Em 2014, elegeu-se governador em primeiro turno, mas sua administração foi marcada por fracassos econômicos, atrasando e parcelando salários de servidores, por exemplo.

Fernando Pimentel também teve seu nome envolvido em diversos processos de corrupção ativa e passiva. Foi alvo da Operação Acrônimo, que investigava um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo doadores de sua campanha ao Executivo mineiro, mas as apurações foram arquivadas em 2020.

Leia também