MAIS UMA POLÊMICA

G1, O Globo e outros veículos silenciam sobre fala de Lula envolvendo homem ‘sem dente e ainda negro’; veja a lista

Principais veículos do país ignoram declaração do presidente da República, que foi um dos assuntos mais comentados da internet no fim de semana; oposição vê racismo.

Brasil prepara carta após ‘The Economist’ expor Lula, dizer que petista é incoerente e um líder sem apoio popular
Foto: Marcelo Camargo/ABr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo criticado após dizer que rechaçou uma peça publicitária do governo federal que havia sido preparada por um ex-ministro do Desenvolvimento Agrário para um evento na Alemanha.

Durante discurso em Sorocaba (SP), o petista relatou ter criticado uma fotografia que mostrava um “senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”, ao lado de uma “senhora bonitona” com “bochecha bem vermelha”, que ele associou a descendentes de italianos ou alemães do Sul do país. Lula afirmou ter mandado retirar a página e questionado o ministro. “Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?.”

A fala viralizou nas redes sociais e se tornou um dos principais assuntos mais comentados do fim de semana, com reações de críticos e opositores, que desde a circulação do vídeo acusam o presidente de racismo.

Apesar de ter sido a pauta política de maior engajamento no digital, os principais veículos de imprensa não noticiaram o ocorrido. Entre os que permanecem em silêncio até a manhã desta segunda-feira (25) estão G1, O Globo, CNN Brasil, R7, Valor Econômico, UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo (Estadão), VEJA, IstoÉ e EXAME.

Já entre os que registraram a declaração, seja em matérias ou publicações, estão Conexão Política, Poder360, revista Oeste, Metrópoles, Gazeta do Povo, O Tempo, Terra, Vero, ND Mais, Pleno News, Farol da Bahia, O Antagonista, Gazeta Brasil, GP1 e Jornal da Cidade Online.

Eis integra da fala do líder petista:

Eu tinha um ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, que foi participar de um congresso de propriedade rural de pequenos na Alemanha e ele fez uma revista maravilhosa, bonita. E no meio da revista, tinha uma capa com uma senhora bonitona. Devia ser filha de italiana ou de alemão no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sorrindo […] e do lado dela um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente aqui na boca. Eu chamei o ministro e perguntei: ‘Escuta aqui. Por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?’. Aí eu lembrei do Joãozinho Trinta [carnavalesco que morreu em 2011]: ‘Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de coisa boa’. Eu falei para ele [o ministro]: ‘Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente’. E aí eu resolvi criar o Brasil Sorridente”.