GSI de Lula não fez relatórios de inteligência antes e depois dos atos em Brasília

Embora seja responsável pela inteligência do governo federal e pela proteção do Palácio do Planalto, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) não elaborou nenhum relatório e nem parecer sobre os atos de 8 de janeiro, data que ficou marcada pelas ocupações e depredações contra os prédios dos Três Poderes, sediados em Brasília, capital federal.

A informação é do próprio GSI, ao conceder resposta a um pedido de acesso à informação realizado à imprensa junto ao Comando do Exército.

No documento, o órgão comandado pelo general Gonçalves Dias diz que também não elaborou documentos de inteligência na primeira semana após os ataques.

Além disso, é dito que o GSI não tem acesso ao planejamento operacional do Exército para proteção das sedes da República, datando que não recebeu deles nenhum resolução de inteligência entre os dias 8 e 13 de janeiro.

— O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR) não recebeu ou produziu os pareceres, relatórios de inteligência, ofícios, documentos, comunicados e e-mails solicitados — sustenta o comunicado.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também