Veículos da imprensa internacional reportaram neste domingo (21) a expressiva participação da comunidade negra no velório de Charlie Kirk, realizado em um estádio da NFL, no Arizona.
A presença foi reportada como um dos elementos mais pontuais da cerimônia, que reuniu centenas de milhares de pessoas de diferentes origens.
De acordo com reportagens publicadas na Europa e nos Estados Unidos, a adesão de negros ao ato de despedida pode dimensionar o resultado que o ativista conquistou durante toda a sua tentativa de reduzir divisões raciais no país.
Para analistas ouvidos pela Fox News, a retomada de até mesmo eleitores democratas, mostra que Kirk conseguiu ultrapassar barreiras sociais e políticas, muito mais do que um movimento inchado em suas bases tradicionais.
Alguns jornais resumiram a despedia com a expressão “conquistou a América”, ao descrever como simpatizantes de diferentes perfis, etnias e origens se uniram na homenagem.
Imagens da cerimônia mostraram grupos entoando cânticos religiosos, exibindo cartazes de agradecimento e se misturando em um público diverso que lotou a arena e também acompanhou o evento do lado de fora.