TROCA DE ACUSAÇÕES

Lula atribui sanções dos EUA à ‘desinformação’ de Trump 

Petista diz que norte-americano agiu com base em informações falsas, mas não aponta quais seriam os supostos equívocos.

Foto: Marcelo Camargo/ABr
Foto: Marcelo Camargo/ABr

Durante entrevista a jornalistas em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na quarta-feira (24) que as recentes decisões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil foram motivadas por informações falsas.

Segundo Lula, Trump estaria “mal-informado”, o que teria levado à adoção de medidas que o governo brasileiro considera inaceitáveis no contexto da relação bilateral entre os dois países.

“Acho que ele está mal-informado em relação ao Brasil e possivelmente isso tenha levado ele a tomar algumas decisões que não são aceitáveis na relação de 2 países que têm relação diplomática há mais de 200 anos”, declarou Lula.

O presidente acrescentou que deseja se encontrar com Trump para tentar esclarecer os pontos de divergência. “Na hora que a gente tiver um encontro, eu acho que tudo isso ficará resolvido e o Brasil e os EUA voltarão a viver em harmonia e quimicamente estáveis.”

Apesar das falas, Lula não detalhou quais informações supostamente incorretas teriam levado Trump a endurecer a postura com o Brasil. As afirmações se dão em meio a um contexto de desgaste diplomático, após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros anunciadas pelo governo norte-americano.

Durante a entrevista, concedida a um grupo restrito de jornalistas, Lula comentou o perfil dos dois chefes de Estado. “Acho que ambos têm que se tratar com respeito, porque não há motivo para brincadeira entre 2 homens de 80 anos.”

Até o momento, o governo federal não apresentou uma estratégia clara de reação diplomática ou econômica às medidas impostas por Washington.