Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Política

‘Nem Tudo Se Desfaz’: novo documentário de Josias Teófilo estreia no Recife

Blumenau (4/10) e Belo Horizonte (6/10) receberão os próximos lançamentos da obra.

Reprodução

“Nem Tudo Se Desfaz”, novo documentário do cineasta Josias Teófilo, será exibido nesta quinta-feira, 30, em Recife.

O filme acopla alguns dos episódios mais importantes do país nos últimos anos — entre eles as jornadas de junho de 2013; o impeachment de Dilma Rousseff; a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva e a vitória de Jair Bolsonaro no pleito de 2018.

A estreia ocorrerá a partir das 19h00, na sala 03 da UCI Kinoplex, Shopping Recife, em sessão especial [+info].

O que diz Josias

O Conexão Política entrou em contato com Teófilo, que classificou o filme como “memorial”.

“O filme é histórico. Essa é a principal definição dele. Apesar de se tratar da história recente, é a história do nosso Brasil”, afirma.

Diretor de O Jardim das Aflições (2017) —premiado documentário sobre Olavo de Carvalho— o cineasta acredita que o novo filme, seguindo a tendência do anterior, deve gerar incômodo entre os opositores.

Josias destaca, inclusive, que a imprensa pernambucana “ignorou solenemente a exibição”. Para ele, a obra deve chegar nas universidades e, certamente, gerar novas retaliações.

Apesar disso, o produtor de filmes diz que há, sim, uma grande expectativa sobre o lançamento no Recife, e faz questão de relembrar o que ocorreu na chamada ‘batalha da UFPE’, palco de grande pancadaria em auditório da Universidade Federal de Pernambuco.

À época, em maio de 2017, grupos contrários às posições do filósofo Olavo de Carvalho cercaram o ambiente do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e agrediram estudantes conservadores, resultando em um conflito generalizado.

Presença confirmada

O movimento Direita Pernambuco (DPE), conhecido por ser o principal grupo conservador no estado, informou que vai marcar presença no local.

Mateus Henrique Santana Souza, líder do grupo, usou as redes sociais para convocar adesão de seguidores ao evento.

De acordo com ele, os conservadores pernambucanos estão cada vez mais inseridos na sociedade brasileira e, sem exclusão, ampliando atividades e ações nas periferias das cidades do Recife e Região Metropolitana.

Por isso, na visão de Mateus, é preciso que todos aqueles que se identifiquem com as pautas conservadoras e, para mais, almejam obter maior conhecimento sobre a história do Brasil, busquem prestigiar “o novo cenário cultural que o país atravessa”.

“Vivemos um período bastante delicado no Brasil. As nossas liberdades estão sendo arrancadas por aqueles que buscam reescrever a história do nosso país. ‘Nem Tudo Se Desfaz’ surge, sim, neste cenário tão conturbado, mas aponta para o que de fato vem acontecendo em nossos dias”, completou.

Comentários

FALE COMIGO: raul@conexaopolitica.com.br — diretor de redação do Conexão Política e natural de Recife (PE).

Últimas

Manifestação representa crescimento dos atos pró-Bolsonaro na capital pernambucana.

Últimas

Movimento ‘abre caminho’ para o ato 1 de agosto.

Política

Mesmo sem a presença do presidente da República, atos de rua pró-governo não param de crescer.

Política

A exibição inédita ocorreu nesta segunda-feira.