Partido de Bolsonaro vai ao STF contra medida de Lula que reonera combustíveis

O Partido Liberal acionou o Supremo Tribunal Federal contra a medida do governo Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que reajusta em 9,2% o Imposto de Exportação sobre petróleo cru.

O reajuste faz parte do pacote de reoneração dos combustíveis apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Com as devidas mudanças:

Gasolina comum passa a contar com PIS/Cofins sob taxação de R$ 0,47 por litro. A Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) segue zerada;

Etanol passa a contar com PIS/Cofins ad rem (valor único) de R$ 0,02 por litro;

Imposto de exportação sobre petróleo cru passa a contar com alíquota de 9,2%;

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro sustenta que a suspensão da MP não causará “desestabilização da economia brasileira” e, por isso, pede que seja concedida uma medida cautelar para suspender os efeitos da MP de Lula de forma imediata.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também