Política

PF conclui que Renan Calheiros não recebeu propina no caso Transpetro

Corporação afirma não ter reunido provas que confirmem vantagens indevidas denunciadas em delações premiadas.

Em uma manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) disse que não é possível constatar que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) tenha recebido propina no processo de construção de um estaleiro em Araçatuba (SP), em 2010.

Segundo a corporação, a investigação sobre o parlamentar foi concluída. Calheiros é alvo de inquérito por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro em contratos celebrados pela Transpetro.

Apoiador de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o político havia sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por recebimento de vantagens indevidas.

Testemunhas ouvidas na ação, incluindo o então presidente da Transpetro, Sérgio Machado, garantem que o senador cobrou propina do consórcio vencedor da licitação em forma de doação a aliados.

Apesar disso, de acordo a PF, nenhum dos investigados trouxe “elementos de prova que ultrapassassem as suas respectivas versões, com vistas a corroborar o suposto esquema de corrupção que teria como destinatário o parlamentar Renan Calheiros”.

Os indícios do processo, conforme os investigadores, não tiveram “substrato material que conduzisse uma ligação direta com o mencionado congressista”.

O advogado de Renan, Luís Henrique Machado, que o defende na ação, declarou à CNN que “resta evidente que as delações de Sérgio Machado se revelam frágeis, dúbias e não gozam de qualquer credibilidade”.

“A defesa, agora, aguarda a manifestação do Ministério Público, no mesmo sentido do relatório conclusivo da Polícia Federal, para que se possa, com a homologação do Judiciário, arquivar o processo investigativo”, concluiu.


???? Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.