PL conquista presidência da Alesp e encerra ciclo de 28 anos de PSDB

O PSDB comandou a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por 28 anos, mas agora o ciclo tucano na presidência do Legislativo paulista chegou ao fim.

Nesta última quarta-feira (15), o deputado estadual André do Prado (PL) foi eleito presidente da Casa, com 89 votos.

O parlamentar teve sua candidatura impulsionada por Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e teve o aval do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A eleição dele foi construída bem antes do início da atual legislatura, com uma ampla articulação que garantiu o apoio de diversos partidos, incluindo o PT, após um acordo de continuar com a proporcionalidade, ou seja, distribuir os cargos da Mesa Diretora em função do tamanho das bancadas de cada legenda.

Confira a composição da Mesa Diretora: o PT ficou com a primeira-secretaria, com Teonilio Barba no lugar do também petista Luiz Fernando Ferreira; Rogério Nogueira, do PSDB, foi reeleito como segundo secretário; já a primeira vice-presidência ficou com Gilmarci Santos, do Republicanos.

A Alesp é a única assembleia legislativa do Brasil que dá posse aos seus deputados estaduais no dia 15 de março, mais de dois meses após o início do mandato do governador, em 1º de janeiro.

Leia também