PL e PSD disputam prefeitos tucanos em São Paulo e Minas Gerais

Com a queda política do PSDB em São Paulo e em Minas Gerais, dois partidos têm disputado a filiação de prefeitos tucanos, de olho nas eleições municipais de 2024. É o caso do PL, de Valdemar Costa Neto, e do PSD, de Gilberto Kassab.

Sem o apoio o governo de São Paulo, que após 30 anos deixou de ser administrado pelo PSDB, alguns prefeitos paulistas já mantêm conversas com lideranças de outras siglas e cogitam possíveis migrações ainda este ano.

Os chefes de Executivo municipais entendem que um alinhamento com o Palácio dos Bandeirantes facilitaria o repasse de recursos estaduais, portanto, seria estratégico estarem politicamente mais próximos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Tarcísio é afilhado político do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, e tem como secretário de Governo o presidente do PSD, Gilberto Kassab. No Congresso, as bancadas do PL e do PSD são mais numerosas que a do Republicanos, portanto, têm mais acesso a fundo partidário.

Já em Minas, no segundo maior colégio eleitoral do Brasil, o PSDB comandou o estado por 12 anos. O PL, que elegeu o deputado federal mais votado do país, Nikolas Ferreira (MG), sonha em aumentar sua base de prefeitos e ainda filiar Romeu Zema, governador mineiro e atualmente filiado ao Novo.

Leia também