Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Política

Prefeitura de São Paulo decide remover ‘Touro de Ouro’ e cobrará multa

Estátua inaugurada em frente ao prédio da Bolsa de Valores foi alvo de protestos por setores da esquerda.

Mauro Borges Filho | Flickr

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), pasta ligada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), decidiu nesta terça-feira (23) que a estátua ‘Touro de Ouro’ deve ser multada e removida por falta de licença urbanística.

A escultura, projetada pelo artista plástico Rafael Brancatelli, está instalada em frente à Bolsa de Valores (B3), no centro de São Paulo (SP).

De acordo com o colegiado municipal, a instalação sem a devida autorização infringiu artigos da Lei Cidade Limpa. O valor da multa será definido pela subprefeitura da Sé, responsável pela área.

Além da sanção, a decisão pela remoção também foi motivada por ser considerada peça publicitária. Os conselheiros entenderam que a figura artística faz referência a um dos patrocinadores da obra, a empresa de educação financeira Vai Tourinho, do economista Pablo Spyer e da XP Investimentos.

“Caso o infrator não remova a escultura, o Município adotará as medidas para sua retirada, cobrando os respectivos custos de seus responsáveis”, informou, em nota, a SMUL.

A B3, por sua vez, disse em comunicado que “a escultura possui autorizações vigentes dos órgãos municipais para sua instalação, requisitadas pela empresa Dmaisb Arquitetura e Construção, uma das integrantes do projeto”.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Economia

Moeda norte-americana encerrou 2021 com alta de 7,47%.

Economia

Investidores internacionais nunca aportaram tanto dinheiro na bolsa brasileira como em 2021.

Economia

Conteúdo oferecido pela bolsa de São Paulo está disponível online.

Política

Ação foi apoiada pelo coordenador do movimento, Guilherme Boulos, do PSOL.