GUERRA DE NARRATIVAS

PT gasta mais de R$ 170 mil com anúncios nas redes para defender ricos x pobres

Campanha da “taxação BBB” mira bancos, bilionários e bets; esforço ocorre no pior momento do governo Lula desde o início do mandato.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Partido dos Trabalhadores (PT) investiu ao menos R$ 173 mil em anúncios no Instagram e no Facebook entre os dias 26 de junho e 5 de julho para promover a campanha da “taxação BBB”, que defende aumento de impostos sobre bilionários, bancos e casas de apostas. A mobilização flerta com a pior fase política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início do atual mandato, marcada por desgaste no Congresso e queda de popularidade.

As peças publicitárias impulsionadas sugerem que há resistência no Parlamento à agenda econômica do governo federal e tentam pressionar a opinião pública a apoiar o aumento de tributos sobre os setores considerados de alta renda. Uma das peças patrocinadas mostra Lula segurando uma placa com os dizeres “taxação dos super-ricos!” — com R$ 3 mil investidos em apenas um dia.

A campanha mais custosa até o momento é a que leva o slogan “Quem tem mais paga mais: taxação BBB”, com um total de R$ 90 mil em apenas cinco dias. O esforço de mídia coincide com ações de rua realizadas por movimentos sociais aliados ao governo, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), que nesta quinta-feira (3) ocupou um prédio do banco Itaú, em São Paulo, cobrando a aprovação da agenda tributária defendida pelo Planalto.

A estratégia digital ocorre em uma fase de embates entre o Executivo e o Legislativo, especialmente após a derrubada, pelo Congresso, de um decreto de Lula que aumentava o IOF. Para o PT, os investimentos em comunicação digital buscam recuperar espaço nas redes sociais — historicamente dominadas por influenciadores de direita — e alinhar a militância em torno de narrativas favoráveis ao governo.