Em entrevista à emissora Agro+ nesta segunda-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pretende recriar até três ministérios em caso de reeleição nas eleições deste ano.
Segundo o chefe do Executivo, as eventuais novas pastas seriam Indústria e Comércio, Pesca e Segurança Pública.
“Nós pretendemos, em havendo uma reeleição, dividir melhor os ministérios, criar no máximo mais três, para que possamos melhor administrar o nosso país”, justificou.
Questionado sobre o retorno do Ministério da Segurança Pública, que foi fundido com o Ministério da Justiça quando ele assumiu em 2019, o mandatário disse que a medida está em estudo.
“Pela extensão do Brasil, eu acho que é positivo o reestabelecimento não só desse como de alguns outros ministérios que não haja dúvida, como o da Indústria e Comércio, por exemplo”, acrescentou.
“Até a questão da Pesca pode ser estudada. Eu confesso que, quando assumi, não sabia a extensão da pesca. Passei a ter conhecimento com o secretário Jorge Seif”, contou.
O presidente, no entanto, descartou a recriação desses órgãos no atual mandato. Na visão dele, “não temos manobra para isso aí” junto ao Congresso Nacional porque “dependeria da criação de novos cargos”.
Atualmente o governo federal possui 24 ministérios. Eleito em 2018 com uma promessa eleitoral de enxugar a máquina estatal, Bolsonaro chegou a prometer, em outubro daquele ano, que seu governo teria até 15 pastas.