Resolução do PT manda recado velado contra Cristiano Zanin

Ministro contrariou preferências do lulopetismo em decisões proferidas na Corte.

Um trecho da resolução do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores traz um recado velado ao Cristiano Zanin, que recém assumiu o Supremo Tribunal Federal (STF).

Proposto pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, o material faz referência enaltecendo uma série de decisões recentes tomadas pelo Supremo, mas que tiveram oposição do ex-advogado de Luiz Inácio Lula da Silva.

“No momento em que o Supremo Tribunal Federal deve retomar o julgamento do marco temporal, manifestamos a expectativa de que a Suprema Corte reafirme os direitos dos povos indígenas, como ocorreu em decisões anteriores. Esta expectativa de uma atuação em defesa da civilização é reforçada por recentes decisões e avanços do STF neste sentido”, diz a resolução.

O partido cita a equiparação da ofensa contra pessoas LGBTQIA+ ao crime de injúria racial, a abertura de ação sobre a violência contra povos indígenas Guarani-Kaiowa pela PM do Mato Grosso do Sul; a manutenção do princípio da insignificância e o avanço na descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

Leia também