Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Política

Sem candidatura de Simone Tebet ao Palácio do Planalto, MDB pode aderir a Bolsonaro

Nos bastidores, aliados do PT demonstram surpresa e temem possível debandada de mais siglas.

Agência Fotro | Flickr

O MDB não descarta a possibilidade de declinar da decisão de ter uma candidatura própria ao Palácio do Planalto. Apesar dos esforços, o nome da senadora Simone Tebet (MS) esbarra em outras articulações que estão sendo costuradas entre líderes da legenda. O cenário de desistência já ventila nos bastidores da política.

Com o eventual recuo, a ala que defende o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) seria amplamente majoritária na convenção nacional do partido. De acordo com o Estadão, a constatação foi feita pela direção emedebista após um levantamento recente com base nos delegados eleitos pelos diretórios estaduais, nas bancadas e nos prefeitos do partido. A conclusão mostra que, embora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha uma forte aproximação com caciques do MDB no Nordeste, o bloco favorável ao atual chefe do Executivo é mais expressivo na correlação de forças interna.

A partir disso, a constatação se tornou uma barreira em volta da pré-candidatura de Tebet. Há quem diga que um nome próprio do partido consiga ser essencial para formar uma bancada forte no Congresso a partir de 2023, caso a parlamentar seja a representante nacional à Presidência.

A menos de 5 meses para o pleito de outubro, os rumores em torno de uma adesão do MDB em direção ao presidente Jair Bolsonaro seguem aumentando, apontando para um fortalecimento do bloco do centrão na costura de uma governança centro-direita.

Comentários

FALE COMIGO: raul@conexaopolitica.com.br — diretor de redação do Conexão Política e natural de Recife (PE).

Política

Âncora do programa 'Brasil Urgente' deve ser o escolhido do governo Bolsonaro em SP.

Política

Presidente tem dito que os governadores estão com 'dinheiro sobrando'.

Política

Aos 61 anos, ele diz não se preocupar em manifestar opiniões políticas publicamente.