Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Política

Saiba o que é suboclusão intestinal, que afeta o presidente Jair Bolsonaro

Mandatário estava de férias no litoral de SC e foi socorrido na madrugada desta segunda.

Reprodução | Redes Sociais

O presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme antecipou o Conexão Política, deu entrada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (3).

A equipe médica que acompanha Bolsonaro confirmou o quadro de suboclusão intestinal, exigindo que ele seja submetido a exames para um diagnóstico preciso.

De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), o presidente sentiu dores abdominais e passa bem.

Apesar disso, o primeiro boletim médico informou que o chefe do Executivo está em tratamento e não tem previsão de alta.

O que é suboclusão intestinal

A obstrução intestinal é o comprometimento mecânico significativo ou a parada completa da passagem do conteúdo pelo intestino devido a uma patologia que causa o bloqueio do intestino. Os sintomas incluem cólicas, vômitos, obstipação e falta de flatos.

O diagnóstico é clínico e confirmado por radiografias abdominais.

O tratamento é a ressuscitação com fluidos, sucção nasogástrica e, na maioria dos casos de obstrução completa, cirurgia.

Entre as causas da obstrução nesta região podem incluir faixas de tecido fibroso (aderências) no abdômen que se formam após a cirurgia; hérnias e até estenoses de um intestino inflamado causadas por certas condições, como doença de Crohn ou diverticulite.

Sem tratamento, as partes bloqueadas do intestino podem morrer, causando problemas graves. No entanto, com atendimento médico imediato, a obstrução intestinal geralmente pode ser tratada com sucesso.

Sintomas

Os sinais e sintomas de obstrução intestinal incluem: dor abdominal em cólica que vai e vem; perda de apetite; prisão de ventre; vômito; inchaço do abdômen; incapacidade de evacuar ou liberar gases.

Facada

Até o momento, Jair Bolsonaro já foi internado cinco vezes desde que foi atingido por uma facada em Juiz de Fora (MG), provocada por um ex-filiado do PSOL, em 2018. Todas as intervenções cirúrgicas já realizadas foram relacionadas ao atentado.

A mais recente internação ocorreu em 14 de julho de 2020, quando o presidente necessitou de tratamento específico depois de apresentar quadro de suboclusão intestinal.

Comentários

FALE COMIGO: raul@conexaopolitica.com.br — diretor de redação do Conexão Política e natural de Recife (PE).

Política

Operação 'Acesso Pago' investiga a prática de tráfico de influência e corrupção no MEC.

Política

Base governista segue alinhada com os anseios do mandatário.

Política

Ex-ministro governista avalia que, apesar de aliada do presidente, a ruralista poderia sufocá-lo politicamente por causa do setor do Agronegócio.

Política

Braga Netto e Tereza Cristina são os nomes mais cogitados.