Sindicatos vão à China com Lula, mas ninguém diz quem pagará a conta

A comitiva de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua viagem à China deverá contar com mais de 100 pessoas, que representarão diversos setores da economia brasileira.

Entidades sindicais também devem ir ao país asiático, mas ainda não há informações de quem vai pagar essa conta.

Passagens, hotel, alimentação e transporte são itens básicos em uma lista de despesas de qualquer viagem, seja nacional ou internacional.

O Conexão Política apurou que representantes empresariais e do agronegócio vão arcar individualmente com suas próprias despesas. Já os funcionários do governo terão seus gastos cobertos pelo próprio Executivo federal. Mas ainda há dúvida quanto aos sindicatos.

“Não sei [quem vai pagar]. Isso está sendo resolvido pela minha secretária junto com o governo. Melhor você perguntar para o governo”, afirmou Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ao ser perguntado pela CNN sobre os custos.

A emissora também procurou o Ministério das Relações Exteriores, mas o Palácio do Itamaraty respondeu que esses detalhes não são administrados pela pasta. A Presidência da República também foi questionada, mas ainda não respondeu.

O que se sabe é que foram próprias as centrais sindicais que solicitaram ao governo federal para participar da missão internacional ao país de Xi Jinping.

De acordo com o presidente da CUT, os investimentos chineses “são muito bem-vindos”, mas é preciso passar a ideia de que eles devem respeitar as leis trabalhista e ambiental. “Vamos lá para deixar claro que aqui tem sindicato”, declarou Nobre.

Leia também