
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começou neste domingo (9) com a aplicação da prova de linguagens, ciências humanas e redação. A principal surpresa do dia foi o tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A escolha causou surpresa entre estudantes, professores, cursinhos e até veteranos com longa experiência em bancas avaliadoras.
Candidatos relataram dificuldade em desenvolver argumentos sobre o tema, considerado inesperado e mais complexo do que o habitual. Embora o envelhecimento da população brasileira seja um ponto social de peso, ele não figurava entre as principais apostas para a proposta desta edição.
“Foi a pior redação que fiz na minha vida”, escreveu um usuário. Dúvidas sobre a condução do texto surgiram em falas como “Eu acho que fugi do tema” ou “Eu achei que errei feio na redação kkkkkkkk”. Já a organização dos argumentos foi um problema para quem confessou: “Só sei que resumi tudo os textos de apoio, totalmente avulso”. A proposta de redação também foi alvo de críticas por sua vagueza: “Sinceramente, que tema de redação ruim, cara… até porque achei um pouco vago demais”. Mas o que mais se repetiu foi a frustração com a surpresa do tema: “Juro, eu estudei pra todo tipo de tema possível, exceto esse”, completou outro participante.
A prova do primeiro dia contou com 90 questões objetivas, sendo 40 de língua portuguesa, 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e 45 de ciências humanas. Nas redes sociais, diversos participantes avaliaram o exame como de nível médio a fácil, mas relataram dificuldade de compreensão em enunciados de história, geografia e interpretação de texto. Em muitos casos, candidatos afirmaram “não saber nem o que estavam lendo”.
A movimentação nos locais de aplicação foi tranquila. Os portões abriram às 12h e fecharam pontualmente às 13h. Um candidato perdeu a prova após confundir os horários e acreditar que a entrada seria permitida até as 13h30, momento em que a prova de fato começa.
No total, mais de 4,8 milhões de pessoas estão inscritas no Enem deste ano em todo o Brasil. Somente em Goiás, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 166.761 candidatos participaram do exame neste domingo. Desses, 56.365 são estudantes concluintes do ensino médio da rede pública.
A segunda etapa da avaliação será realizada no próximo domingo (16), com a aplicação das provas de matemática e ciências da natureza. Assim como no primeiro dia, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30. Os participantes só podem deixar o local levando o caderno de questões nos últimos 30 minutos.
Para realizar a prova, é obrigatório portar documento oficial com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica de tinta preta, com material transparente. Também são aceitos documentos digitais, como e-Título, CNH Digital e RG Digital. Os participantes podem levar lanche e água, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo. O conteúdo do lanche pode ser vistoriado pelos fiscais de sala.