Política

Transição fala em 'alto grau de destruição' do estado brasileiro

Cúpula petista insiste em dizer que herdará um país destrúido.

Diplomado presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início a um novo pronunciamento.

As declarações ocorreram na manhã desta quinta-feira, 22, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição.

Uma das primeiras a falar foi Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores. De acordo com ela,  as equipes técnicas conseguiram colher um “diagnóstico preciso” do Planalto e todo o material servirá para o desenvolvimento das atividades dos futuros ministros.

Sem apresentar provas, ela disse, entre outras coisas, que se verificou um “alto grau de destruição” deixado pela gestão Jair Bolsonaro (PL).

— Isso vai requerer de quem está com o presidente Lula e de quem está apoiando uma grande presença e participação para que a gente possa fazer essa reconstrução — informou Gleisi.

—  Fizemos uma síntese para que não haja interrupção dos serviços públicos e uma síntese do que Lula vai entregar. Nós tivemos retrocesso em muita área, o governo federal andou para trás. O estado que o presidente Lula recebe é muito mais triste que anteriormente — reiterou Geraldo Alckmin (PSB).

O futuro governo Lula contará com 37 ministérios. Entre os novos nomes confirmados está o de Alckmin, que será ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Das 37 pastas, alguns nomes já foram confirmados, como Fernando Haddad (Fazenda); Rui Costa (Casa Civil); Flávio Dino (Justiça); José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Há também nomes, como o de Margareth Menezes (Cultura) e Aloizio Mercandate, que chefiará o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


???? Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.