O ator Wagner Moura afirmou, em entrevista à BBC News, que vive um momento de orgulho em relação à situação política atual do Brasil, destacando o funcionamento das instituições democráticas e a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de crimes relacionados a ataques contra a democracia.
Segundo ele, essa postura tem gerado admiração internacional, inclusive nos Estados Unidos, onde percebeu reações de “quase inveja” por parte dos americanos.
“A gente está hoje vendo as instituições funcionando, vendo um crime contra a democracia sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal”, afirmou.
Moura acrescentou que o Brasil estaria se tornando um exemplo para o mundo. “Uma coisa que eu tenho certeza é que, tanto eu quanto o Kleber [Mendonça Filho], estamos muito orgulhosos do momento pelo qual passa o Brasil, as instituições brasileiras, a democracia no Brasil.”
Durante a entrevista, o ator relatou a percepção vivida em eventos realizados fora do país. “A gente sentia uma certa tristeza dos americanos, uma certa, quase uma inveja.”
Segundo o artista, o país estaria dando uma aula de democracia ao mundo. “A gente se sentia muito bem, não pelo que está acontecendo lá, mas pelo que está acontecendo aqui, do Brasil ser um exemplo de democracia para o mundo, sobretudo para os Estados Unidos.”