
O ator Wagner Moura venceu o Globo de Ouro 2026 na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama pela atuação no longa O Agente Secreto. A premiação ocorreu neste domingo (11), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Durante a coletiva de imprensa, após receber o prêmio, Moura fez declarações de cunho político ao comentar o ponto histórico abordado pelo filme e mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“A ditadura ainda é uma cicatriz aberta na vida brasileira. Isso aconteceu há apenas 50 anos. Nós recentemente tivemos, de 2018 a 2022, um presidente de extrema-direita, fascista, que é uma manifestação física dos ecos da ditadura. Então, a ditadura ainda está muito presente no cotidiano brasileiro”, afirmou o ator.
Com a vitória, Wagner Moura tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. O filme dirigido por Kleber Mendonça Filho venceu duas das três categorias em que concorria: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama. A produção não venceu a categoria de Melhor Filme de Drama, cujo prêmio foi concedido ao longa Hamnet.
O anúncio da categoria internacional foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. O Agente Secreto superou produções de outros cinco países: Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A Única Saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).
Ao receber o prêmio, Kleber Mendonça Filho agradeceu ao público brasileiro e destacou o papel dos novos realizadores. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil. Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, declarou.
Em seu discurso oficial no palco, Moura celebrou a cultura nacional, enalteceu a parceria com Kleber e falou em português ao dedicar a conquista ao país.