CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Saúde
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um a cada cinco jovens consome cigarro eletrônico no Brasil, diz pesquisa

Senado Federal fará audiência pública no final do mês para debater a regulação dos vapes no país.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) revela que aproximadamente 20% dos jovens brasileiros consomem cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes. Os dados indicam que essa prática é mais comum entre jovens com idades entre 18 e 24 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É importante ressaltar que o cigarro eletrônico não é regulamentado no Brasil e é vendido livremente, uma situação que, de acordo com especialistas, aumenta os riscos para os usuários. A ausência de regulamentação implica a entrada de dispositivos no país, o funcionamento de um mercado clandestino e a falta de controle sobre as substâncias utilizadas nos vapes.

Alessandra Bastos, ex-diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e consultora da BAT, enfatizou que as pessoas que adquirem dispositivos em países onde há regulamentação sanitária experimentam melhorias na saúde quando utilizam dispositivos que obedecem às regras sanitárias. Mesmo que não consigam abandonar o hábito de fumar completamente, relatam uma melhoria em sua qualidade de vida, diz ela.

Uma audiência pública no Senado Federal, em Brasília (DF), prevista para o final de setembro, discutirá a importância da regulamentação dos cigarros eletrônicos. A Anvisa informa que está em processo de discussão regulatória sobre esses dispositivos, mas só divulgará informações sobre o processo após sua conclusão.

Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Saúde Cientistas brasileiros descobrem proteína que funciona como freio biológico da progressão do câncer
  2. Saúde Ministério da Saúde suspende vacina do Butantan contra dengue após 42 reações graves e mortes em investigação
  3. Saúde Pílula 7 vezes mais barata que Mounjaro apresenta resultados promissores
  4. Internacional Nova pesquisa científica traz dados preocupantes sobre ‘refrigerante zero’ e liga alerta em autoridades