O Conexão Política registrou, ao longo desta quinta-feira (25), a pressão sofrida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para que ele retirasse da pauta a votação do projeto de lei das ‘fake news’.
O texto chegou, inclusive, a ter sua discussão iniciada, mas ainda enfrentava muitas resistências, por tratar-se de um tema controverso e pela limitação de tempo para discussão da matéria, já que o projeto teve seu relatório protocolado poucas horas antes do início da sessão do Senado.
No Twitter, o parlamentar disse que a Casa está dando um “primeiro passo para colocar fim ao caos provocado pelas fake news nas redes sociais”.
“O que não dá é deixar como está. A sociedade está cansada. Fake news não têm nada a ver com liberdade de expressão. Aliás, toda mentira, de alguma maneira, vai contra a liberdade. Nenhuma verdade será punida. Mas todas as mentiras devem ser combatidas”, escreveu.
O PL das fake news foi pautado para a próxima terça-feira (30).
O Senado dá o 1° passo para colocar fim ao caos provocado pelas fake news nas redes sociais.Ninguém será censurado.Porém todos serão responsabilizados pelas mentiras que propagarem.Para o bem de todos,é preciso garantir integridade à comunicação nas plataformas das redes sociais.
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) June 25, 2020
O que não dá é deixar como está. A sociedade está cansada. Fake News não têm nada a ver com liberdade de expressão. Aliás, toda mentira, de alguma maneira, vai contra a liberdade. Nenhuma verdade será punida. Mas todas as mentiras devem ser combatidas.
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) June 25, 2020