Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Últimas

Biometria: tire suas dúvidas sobre o cadastramento para as próximas eleições

A partir desta sexta-feira (2) inicia-se uma nova etapa de cadastramento biométrico obrigatório para eleitores do estado do Rio de Janeiro. Nos municípios em que não há cartório eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral vai instalar postos de atendimento para o eleitor. Para saber se precisa fazer a biometria, foi disponibilizada uma ferramenta de consulta no site do próprio tribunal.

Estão dispensados de realizar o procedimento os eleitores que já tiveram a biometria validada nas urnas nas eleições do ano passado (quando dados do Detran foram importados para o cadastro da Justiça Eleitoral) e também as pessoas que já fizeram a coleta biométrica na Justiça Eleitoral.

Entenda como funciona a biometria

A biometria funciona como identificador no momento da eleição, para evitar fraudes. Ela é realizada por meio de um leitor biométrico que é acoplado à urna eletrônica.
A coleta é realizada no ato de atendimento em cartório ou num posto de atendimento da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve o cadastro das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada.

O TRE recomenda que quem ainda não tenha cadastrado os dados biométricos, que compareça no cartório de origem para adiantar a coleta da digital antes que o procedimento seja obrigatório. Isso pode ser feito agendando o atendimento.
Para ser atendido é preciso levar:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Comprovante de residência (até três meses de emissão);
  • Título de eleitor (se possuir);
Comentários

Jornal digital comprometido com a cobertura e a análise das principais pautas sobre política nacional e internacional | FALE CONOSCO: contato@conexaopolitica.com.br

Últimas

Juíza disse que não houve nenhuma mudança que justifique revogação

Judiciário

Defesa alega falta de tempo para analisar laudos juntados ao processo

Últimas

Início das filmagens estava prevista para 16 de maio.

Judiciário

Adriana Belém está detida no Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica.