Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Últimas

Conheça o ‘táxi voador’ desenvolvido no Brasil

Projeto de "táxi voador" da EmbraerX (Foto: Divulgação)

A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) revelou recentemente as primeiras imagens do teste feito com o eVTOL, um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. O equipamento, que ainda não tem um nome oficial, possui o objetivo de oferecer transporte individual para pessoas em grandes cidades, como uma alternativa aos táxis aéreos tradicionais e com potencial para ter custos menores e ser mais sustentável.

O protótipo está sendo desenvolvido pela Eve, setor voltado para mobilidade urbana criada pela EmbraerX, braço de inovação da Embraer. Assista ao vídeo de apresentação:

Por enquanto, o primeiro protótipo está em escala reduzida, sem capacidade para transportar passageiros e é controlado remotamente. Os próximos passos desse projeto inovador envolvem avançar no desenvolvimento de superfícies de controle, software e propulsão.

O protótipo brasileiro conta com dez hélices movidas por motores elétricos e pode ter dois rotores adicionais para melhorar o desempenho nos chamados voos de cruzeiro. Ainda assim, tudo indica que o eVTOL mantenha o estilo de “drone futurista“, que também inspira empresas como a Boeing e Airbus em projetos semelhantes.

Além disso, a expectativa da EmbraeX é que a aeronave funcione totalmente no modo autônomo e ofereça um serviço semelhante ao do Uber. Os passageiros poderiam solicitar o táxi aéreo pelo celular e seguir viagem até o destino do usuário.

Comentários

FALE COMIGO: davy@conexaopolitica.com.br — chefe de redação do Conexão Política e natural do Rio de Janeiro (RJ).

Saúde

Vida marinha se recuperou em três anos após erupção do Vulcão Tagoro.

Mundo

Foi "um erro causado por nós próprios", segundo o vice-presidente de Infraestruturas da empresa.

Saúde

Sistema combina três funções importantes: controle motor intuitivo, cinestesia de toque e preensão, a sensação intuitiva de abrir e fechar a mão.

Judiciário

Pedido de vista paralisou o julgamento, que deve ser retomado dentro de uma semana.