Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Estados Unidos analisam possíveis restrições a plataformas de pagamento digital de propriedade chinesa


Os Estados Unidos estão analisando possíveis restrições a duas plataformas de pagamento digital de propriedade chinesa, em meio a preocupações com a segurança nacional, de acordo com a Bloomberg.

O governo Trump está considerando impor restrições ao ‘Ant Group’, de propriedade do bilionário chinês Jack Ma, e à ‘Tencent’, em meio a preocupações de que seus recursos ‘Alipay’ e ‘WeChat Pay’ possam representar uma ameaça à segurança, informou a Bloomberg.

As autoridades americanas estão preocupadas que o Ant Group e outras plataformas de fintech chinesas venham a dominar os pagamentos digitais globais, afirmou a Bloomberg citando “pessoas familiarizadas com o assunto”.

Essas plataformas em breve poderão ser utilizadas internacionalmente, dando ao governo comunista chinês acesso aos dados bancários e pessoais de centenas de milhões de pessoas, segundo a agência.

Francis Fong, presidente honorário da Federação de Tecnologia da Informação de Hong Kong, disse que os pagamentos eletrônicos geralmente estão ligados à aquisição de dados pessoais do cliente e que a aquisição de dados não é apenas um recurso do Alipay e do WeChat Pay.

“Visa e Mastercard também vão coletar esses registros e analisá-los”, disse Fong. “Os dados podem incluir as cores que os clientes gostam, o que gostam de comer, coisas assim. Eles publicam relatórios anuais de consumo que podem ser vistos online.”

“Os problemas surgem quando as coisas são vistas politicamente; o resto do mundo pensará apenas nos dados dos clientes sendo enviados para a China continental e na privacidade destes”, disse Fong.

 

Comentários

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

Mundo

Irã e Coreia do Norte também estão aprimorando equipamentos militares e adotando estratégias semelhantes.

Coluna

A China tem atualmente cerca de 370.000 alunos em faculdades e universidades americanas, cada um deles um potencial agente espião chinês.

Mundo

De acordo com relatos, um grupo de hackers apoiado por um governo estrangeiro roubou informações do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e de...

Mundo

Os Estados Unidos enviarão navios de patrulha da Guarda Costeira ao Pacífico ocidental para conter o que descreveram como atividades “desestabilizadoras e malignas” na...