O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, usou o Twitter para comentar o último balanço da Covid-19 no país, divulgado nesta última quinta-feira, 23 de abril.
Na publicação, Gilmar pontua algum dos números divulgados pelo Ministério da Saúde, incluindo o número de mordes por dia e o total até o momento.
Sobre os impactos do novo coronavírus, o ministro assegurou que “o cenário é totalmente incompatível com o fim do isolamento”.
E disse que “a luta está só no começo”.
Veja a declaração na íntegra:
“Hoje atingimos o recorde de mortes pela COVID-19: foram 407 óbitos. Já somamos mais de 3.300 mortos e nossa taxa de letalidade já atinge 6,7%. Esse cenário é totalmente incompatível com o fim do isolamento. A luta está só no começo. Fique em casa”.
Hoje atingimos o recorde de mortes pela #COVID19: foram 407 óbitos. Já somamos mais de 3.300 mortos e nossa taxa de letalidade já atinge 6,7%. Esse cenário é totalmente incompatível com o fim do isolamento. A luta está só no começo. #FiqueEmCasa
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) April 24, 2020
Reação dos internautas
A declaração vaga e inconsistente do ministro gerou forte repercussão na rede social, visto que a situação econômica do país pode entrar em colapso com uma suspensão tão grande das atividades.
Um usuário chegou a questionar Gilmar sobre os números:
“Dos 407 óbitos confirmados hoje (23), 112 ocorreram nos últimos três dias e os demais (295) antes desse período”, disse Beto Silva.
Outra internauta pediu para o ministro também ficar em casa:
“O senhor também deve ficar em casa, mas longe do trabalho. Por favor, nos dê uma trégua, porque aguentar seus desmandos e ainda o coronavírus é demais para nós. Isole-se e não trabalhe”, escreveu Helena.