Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Últimas

Heleno afirma que Abin pode investigar eventuais irregularidades de governadores e prefeitos

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, participa do programa Sem Censura, na TV Brasil

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, defendeu nesta quarta-feira (19) a competência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para apurar dados sobre supostos desvios de recursos federais destinados ao combate à pandemia de Covid-19 por parte de governadores e prefeitos.

A fala foi proferida durante audiência na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados para debater a suposta disseminação de notícias falsas sobre a pandemia em meios institucionais.

“Isso é uma atribuição constitucional da Abin, é uma atribuição legal da Abin fazer esse tipo de investigação. É um órgão de inteligência e que pode ser solicitado pelo presidente da República para verificar o que aconteceu com as verbas destinadas aos estados e municípios. Isso não tem nada de ilegal e irregular. É perfeitamente válido que isso aconteça”, declarou.

A Abin publicou uma nota oficial em que também afirmou ter competência para proceder esse tipo de investigação. No texto, a agência garante que “possui competência para planejar e executar ações relativas à obtenção e à análise de dados para a produção de conhecimentos acerca de fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental”.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Política

Decisão do TCU obrigou a revisão de recursos repassados a canais de TV.

Política

Medida foi aprovada por unanimidade em reunião extraordinária nesta sexta (29).

Governo

Com apoio russo, ditador socialista realiza mobilização de um grande exercício militar na região.

Judiciário

Mandatários estaduais estudam ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal.