Imagem: Reprodução
O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou o médico ortopedista e deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) como futuro ministro da Saúde. Este é o 10º nome anunciado para o próximo governo.
“Com o apoio da grande maioria dos profissionais de saúde do Brasil, anuncio como futuro Ministro da Saúde, o Doutor Luiz Henrique Mandetta”, afirmou.
O nome de Mandetta foi defendido por grupos próximos a Bolsonaro, como o futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado.
Médido ortopedista, com foco em pediatria, Mandetta já atuou no Hospital Militar e no Hospital Geral do Exército, no Rio de Janeiro, e foi diretor da Santa Casa de Campo Grande e da Unimed.
Também foi secretário municipal de saúde de Campo Grande, cargo que assumiu em 2005 e ficou até 2010, saindo para candidatar-se a deputado federal.
Durante a campanha, Mandetta deu dicas para Bolsonaro. É dele, por exemplo, a odeia de investir em projetos para melhor a saúde bucal de gestantes como prevenção de doenças ao feto.
No parlamento, ele teve debate acirrado com os petistas, especialmente com o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, contra a decisão de trazer médicos cubanos para o programa Mais Médicos.
MINISTROS ANUNCIADOS
Veja abaixo os ministros já anunciados por Bolsonaro:
Onyx Lorenzoni, deputado (Casa Civil);
Paulo Guedes, economista (Economia);
Augusto Heleno, general (Segurança Institucional);
Marcos Pontes, tenente-coronel (Ciência e Tecnologia);
Sérgio Moro, ex-juiz federal (Justiça);
Tereza Cristina, engenheira agrônoma (Agricultura);
Fernando Azevedo e Silva, general (Defesa);
Ernesto Araújo, diplomata (Relações Exteriores);
Wagner Rosário, atual ministro (Controladoria-Geral da União).