Ministério da Saúde se pronuncia após transplante de coração de Faustão

O caso do apresentador de TV é priorizado devido à extrema gravidade; procedimento é de praxe.

O Ministério da Saúde afirmou, neste domingo (27), em nota, que o apresentador Fausto Silva, o Faustão, que foi submetido a um procedimento cirúrgico  de transplante cardíaco nesta tarde, em São Paulo, como noticiou o Conexão Política, foi “priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde”.

Como mostramos, o hospital informou que foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada deste domingo, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”. A cirurgia durou cerca de duas horas e 30 minutos.

O apresentador estava sob cuidados intensivos, fazendo uso de medicamentos para auxílio na força de bombeamento do coração. Ele também realizava diálise, procedimento artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo.

“Nesta fila de prioridade, a chance do transplante acontecer mais rapidamente é realmente concreta, visto que os corações oferecidos em doação serão primeiramente direcionados para pacientes em estado mais grave. De qualquer forma, mesmo em prioridade, existe a necessidade de um mínimo de compatibilidade entre doador e receptor, quanto aos aspectos de biotipo físico e algumas provas imunológicas”, externou o cirurgião cardiovascular Edmo Atique Gabriel.

Leia também