Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

Misteriosa cruz de mármore de 1.200 anos é encontrada no Paquistão

Segundo a tradição cristã, o apóstolo Tomé foi quem levou o Evangelho para a Índia em 52 d.C.

Neste mês, nas montanhas rochosas de Skardu, cidade na região de Gilgit-Baltistão no Paquistão, pesquisadores descobriram uma misteriosa cruz de 1.200 anos pesando até três toneladas. Uma equipe de três membros da Universidade do Baltistão, visitou o local onde a cruz foi encontrada.

“A enorme cruz de pedra de mármore pesando de 3 a 4 toneladas e medindo aproximadamente 2×1.80 metros foi encontrada a cerca de dois quilômetros do campo de base, no alto das montanhas de Kavardo, no Gilgit-Baltistão, com vista para o rio Indus”, disse a equipe em um comunicado à imprensa, em 14 de junho.

De acordo com estimativas iniciais, acredita-se que a cruz tenha entre 1.000 e 1.200 anos e poderia revelar mais informações sobre a presença do cristianismo na região.

“Isso precisa de datação por carbono e evidências científicas exatas, mas há muita emoção e muita divisão”, disse o professor Muhammad Naeem Khan, vice-chanceler da Universidade do Gilgit-Baltistão, de acordo com o The Telegraph.

Wajid Bhatti, que pesquisa cruzes cristãs antigas na Universidade Quaid-i-Azam, em Islamabad, entrou em contato com a universidade e disse que reconheceu o estilo da cruz.

Ele disse que a cruz é “uma típica Cruz Tomeniana da Índia”. Segundo a tradição cristã, o apóstolo Tomé foi quem levou o Evangelho para a Índia em 52 d.C.

De acordo com Bhatti, a cruz é uma das maiores já descobertas no subcontinente.

A Universidade do Baltistão disse que procurará universidades europeias e norte-americanas para ajudar a descobrir mais informações sobre a idade e a origem da cruz.

“É realmente uma ótima notícia para todos nós que uma cruz antiga foi encontrada em Skardu. Isso mostra que o cristianismo existia nessa área e devia haver uma igreja e casas de cristãos. Atualmente, não há famílias cristãs nessa área, mas elas já estiveram presentes”, disse Mansha Noor, diretora executiva da Caritas Paquistão.

“Peço que as autoridades: convidem historiadores internacionais para descobrir mais sobre a história exata desta cruz”, acresenta Noor.

Comentários

Correspondente internacional na Europa.

Congresso

Proposta foi chancelada na Câmara em maio deste ano e vai ao Planalto para sanção.

Política

Declaração ocorreu na comissão geral da Câmara para debate sobre reforma eleitoral e voto impresso.

Ajude a Evangelizar o Mundo

Estamos há quinze meses vivenciando experiências em torno da realidade da Covid-19. Este período recebeu adjetivações muito próprias por parte das pessoas, em função...

Últimas

Guilherme Alves Costa, de 18 anos, que matou Ingrid Oliveira Bueno da Silva com golpes de facas, escreveu um livro que contém planos para executar...

----- CLEVER ADS -----